- Área: 5500 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Kay Fingerle
-
Fabricantes: Dynamobel
Descrição enviada pela equipe de projeto. No contexto da mudança estrutural em Lusatia, o novo Centro Regional de Start-Ups de Cottbus, "Startblock B2", destina-se a dar um impulso à região e abrir novas perspectivas para as pessoas. Serve de local de intercâmbio entre os fundadores, os cidadãos e o ambiente universitário. O novo edifício fica diretamente à entrada do campus da Universidade de Tecnologia de Brandenburg (BTU), no outro extremo em relação à IKMZ, de Herzog & de Meuron.
O novo centro concentra as atividades de start-ups tecnológicas num só local ao mesmo tempo em que presenteia um edifício comunitário especial à cidade. O edifício serve de limiar público no piso térreo entre os usuários, a cidade e a comunidade universitária interessada.
O edifício é uma construção híbrida: paredes cortina pré-fabricadas com estrutura interna de madeira fazem a vedação da estrutura de concreto, enquanto painéis leves de sombreamento formam uma camada mais leve no exterior. O tecido sem-transparente dos painéis promove não apenas sombreamento, mas também privacidade para o interior do edifício. As telas dão ao edifício uma estrutura escultórica, criando uma imagem alternada prateada e vermelha com as cores da identidade da cidade. O edifício também conta com soluções climáticas sustentáveis como ventilação noturna manual e componentes geotérmicos.
A Incubadora de Empresas funciona como um workshop para desenvolver pensamentos, ideias e experiências. O espaço de escritório oferece uma sala flexível para diferentes formas de trabalho: desde espaços de co-working totalmente equipados na sala aberta até escritórios individuais e para duas pessoas, que são complementados por várias áreas comuns e de apresentação. As formas de trabalho e comunicação são ampliadas pela possibilidade de utilizar a grande rampa e o pátio da oficina como um cinema ao ar livre.
Ao longo das superfícies de concreto estão presentes em todo o edifício, são distribuídos painéis acústicos, instalações elétricas, sistemas de ar condicionado, entre outros elementos que fazem parte da estética transparente e da expressão dos materiais no edifício. As portas, a vedação do perímetro metálico, as grelhas das duas escadas e os dutos de ventilação são feitos em aço galvanizado.
Dois espectros de cor complementam a materialidade das salas. O espectro acromático do branco ao preto é atribuído às áreas de trabalho, o espectro colorido do laranja claro ao violeta de Bordeaux é atribuído às áreas públicas. No piso térreo em vidro, o poder aparentemente luminoso da cor do foyer cria uma atmosfera especial quando o sol está baixo no céu.